Pular para o conteúdo

Proposta pedagógica

O curso de Especialização Residência em Arquitetura e Urbanismo é uma iniciativa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Centro Tecnológico – CTC, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

A proposta é ofertar à sociedade o atendimento às demandas de ensino, extensão e pesquisa em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS, por meio do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, para profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária Ambiental e Geografia, voltado para a atuação em assessoria técnica de projetos de habitações de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia, assim como para a regularização fundiária e melhorias urbanísticas de assentamentos urbanos de baixa renda, conforme preconiza a Lei Federal 11.888/2008.

O Curso é gratuito, bem como são gratuitos os processos de inscrição e de matrícula.

Esta proposta de oferta do curso de Especialização Residência em Arquitetura e Urbanismo vem trazer à sociedade o atendimento de uma demanda de ensino, pesquisa e extensão, constatada a partir da diversidade da realidade urbana brasileira, em especial à dificuldade de acesso da população de baixa renda aos serviços de arquitetura, urbanismo e engenharia, bem como, a carência de profissionais capacitados neste enfoque no quadro das administrações municipais, requisito fundamental para o atendimento do que preconiza a Lei Federal 11.888, de 2008, que assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

O cunho multidisciplinar do curso aponta para um corpo docente de diferentes campos do conhecimento, contando com a participação de professores internos e externos à UFSC, com reconhecida atuação na área, que estão empenhados em contribuir para o desenvolvimento da ATHIS no ambiente acadêmico.

A presente proposta teve por base, além dos debates e atividades desenvolvidas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, as experiências desenvolvidas em outras iniciativas de Residência em Arquitetura e Urbanismo, como na Universidade Federal da Bahia, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Espírito Santo.

Geral

O objetivo do Curso Residência em Arquitetura e Urbanismo é qualificar profissionais pela Pós-Graduação Lato Sensu, a partir de uma metodologia participativa e integrada, com enfoque nas demandas sociais relativas ao direito à habitação e à cidade, articulando as dimensões histórica, cultural e simbólica das comunidades, para atuação na Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS, compreendida de modo amplo, com a qualificação das moradias associada à provisão e qualificação de infraestruturas, equipamentos coletivos e espaços livres, que venham trazer melhorias para o lugar de vida das populações de baixa renda, buscando desencadear um efeito sistêmico sobre os territórios de atuação,  possibilitando a criação de espaços catalisadores de oportunidades de geração de emprego e renda, para a emancipação comunitária.

Específicos

  • Proporcionar conhecimentos técnicos ligados à ATHIS e assessoria técnica em seus diversos arranjos institucionais;
  • Desenvolver uma atuação crítica em territórios populares, visando o empoderamento da população local e a formação de quadros técnicos nas diferentes instituições envolvidas;
  • Socializar os conhecimentos construídos, devolvendo-os nas comunidades, na universidade, no poder público e em redes nacionais e internacionais, para atuação e divulgação ampliada de informações e experiências em ATHIS;
  • Fomentar a articulação ensino-pesquisa-extensão, integrando a graduação e a pós-graduação, atendendo demandas específicas da sociedade e aumentando o vínculo entre instituição de ensino e comunidade;
  • Compreender os desafios da ATHIS como política pública interinstitucional, intersetorial e interfederativa.

Ao longo do desenvolvimento das atividades do curso de Especialização Residência em Arquitetura e Urbanismo serão trabalhados os conceitos e conhecimentos plenos e desenvolvidas atividades de campo para a formação de profissionais inseridos na lógica da Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS. O curso será organizado no regime de alternância, com tempos/espaços distintos de estudo coletivo, estudo individual e reflexão/aplicação dos conteúdos trabalhados, assim denominados como Tempo Universidade (TU, aulas teóricas) e Tempo Comunidade (TC, atividades práticas). As disciplinas serão divididas em módulos no decorrer dos dois semestres letivos, em que serão abordados diferentes temas que compõem o conteúdo programático do curso.

As disciplinas ocorrerão entre março de 2024 e dezembro de 2024. A carga horária total do curso de especialização é de 990 horas, sendo 540 de disciplinas obrigatórias e 450 de disciplinas optativas. Os encontros presenciais relacionados às disciplinas obrigatórias serão realizados às sexta-feira das 14h às 18h e sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h, totalizando 12 horas/semana.

As disciplinas optativas, com carga horária total de 450 horas, serão totalmente relacionadas à atividades práticas, com previsão de 18 horas semanais, de segunda à quinta-feira, durante 15 semanas em cada semestre.

A composição da carga horária, sua divisão entre conteúdos teóricos e práticos e a distribuição ao longo dos dois semestres de realização do curso (2024.1 e 2024.2) estão organizadas da seguinte forma:

As atividades de extensão baseiam-se em estudos vinculados às disciplinas e na interação com a comunidade residente na área de estudo. A reflexão e aplicação dos conteúdos estudados nas aulas e práticas de campo devem ser articulados durante o transcorrer do curso para o desenvolvimento e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que serão apresentados em dezembro de 2024. Cada professor poderá orientar até dois
estudantes. Os encontros serão presenciais e terão a coordenação dos professores responsáveis pelas disciplinas. As aulas serão ministradas no prédio da Arquitetura CTC, Campus Trindade, com atividades complementares nos Laboratórios de Projeto e de Urbanismo – LabProj e LabUrb. As práticas de campo serão realizadas na região metropolitana de Florianópolis.

O curso será apoiado pelo ambiente virtual de aprendizado (AVA), baseado em Moodle, utilizando-se a infraestrutura da UFSC. O AVA funcionará como um espaço de integração e socialização dos conhecimentos, buscando uma participação mais intensa do estudante com o curso e com os colegas. Além disso, o espaço virtual servirá também como referência ao armazenamento de materiais de ensino e troca de saberes entre alunos e professores.

O Curso é direcionado para graduados em: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária Ambiental e Geografia, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC, conforme Art. 1º da Res. Normativa nº 15/CUn/2011.

Não serão aceitas inscrições de candidatos com graduação em outras áreas de formação.As aulas serão presenciais e ocorrerão em instalações da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC, no prédio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Estão previstas atividades de campo em municípios da grande Florianópolis.

As aulas serão presenciais e ocorrerão em instalações da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC, no prédio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Estão previstas atividades de campo em municípios da grande Florianópolis.

As disciplinas serão ministradas em dois semestres letivos durante o ano de 2024, de março a dezembro. 

  • O primeiro semestre será de 08/03/24 a 06/07/24;
  • O segundo semestre será de 09/08/24 a 21/12/24.

As aulas presenciais das DISCIPLINAS BÁSICAS, que são obrigatórias para todos os estudantes, serão realizadas durante 18 semanas em cada semestre, nos seguintes horários: 

  • Às SEXTAS-FEIRAS, no período vespertino, das 14h às 18h e
  • Aos SÁBADOS, nos períodos matutino e vespertino, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As DISCIPLINAS APLICADAS, denominadas Posto Territorial – ATHIS 1 e 2, obrigatórias apenas para os estudantes bolsistas (quando houver disponibilidade de Bolsas),  consistem no desenvolvimento de atividades presenciais práticas nos Laboratórios e nas comunidades estudadas, sob supervisão do corpo docente, que serão desenvolvidas durante 15 semanas, nos seguintes horários:

  • De SEGUNDA A QUINTA-FEIRA, nos períodos matutino e vespertino, contabilizando 18 horas semanais, em horários a serem definidos com os docentes supervisores.

Caso o cronograma do Curso sofra alterações, por motivos de qualquer ordem, os estudantes serão comunicados com a devida antecedência.

O programa do curso conta com 11 disciplinas Básicas e duas disciplinas Aplicadas, de caráter prático, voltadas para os estudantes bolsistas (quando houver disponibilidade de Bolsas).

Disciplinas Básicas (obrigatórias para todos os estudantes):

  • Introdução à Residência em Arquitetura e Urbanismo;
  • Território e comunidade 1 e 2;
  • Melhorias habitacionais 1 e 2;
  • Urbanização de assentamentos precários 1 e 2;
  • Geoprocessamento e análise de dados;
  • Seminários temáticos 1 e 2;
  • Trabalho de Conclusão de Curso.

Disciplinas Aplicadas (obrigatórias apenas para os estudantes bolsistas):

  • Posto territorial – ATHIS 1 e 2.

É necessária a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina para aprovação no Curso.

na modalidade presencial, sendo 20% (vinte por cento) destas vagas destinadas para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas e 8% (oito por cento) para pessoas com deficiência e para aquelas pertencentes a outras categorias de vulnerabilidade social, conforme Resolução Normativa Nº 145/2020/CUN, de 27 de outubro de 2020.

Observa-se que não havendo candidatos vinculados às ações afirmativas e de diversidade, as vagas serão preenchidas pelos demais candidatos, na ordem de sua classificação. 

Os candidatos que concorrerem às vagas do grupo de pessoas que se autodeclaram negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas, em condições de vulnerabilidade social ou pessoas com deficiência, deverão comprovar tal condição no ato da matrícula. Para tal, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade da UFSC (SAAD/UFSC) disponibiliza Formulários em https://validacoes-saad.ufsc.br/formularios-2/, bem como, apresenta informações sobre o tema. Os candidatos que não comprovarem perante a SAAD/UFSC sua condição de pessoas que se autodeclaram negros (pretos e pardos), quilombola,  indígenas, ou de pessoa em condição de vulnerabilidade social ou com deficiência, perderão a vaga. 

Devido às características do Curso, os candidatos com formação em Arquitetura e Urbanismo serão considerados público prioritário, ocupando preferencialmente 18 vagas, sendo as demais seis vagas ocupadas por graduados em Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental e Geografia.

Em caso de não haver candidatos selecionados em número suficiente para o preenchimento  das vagas por área de formação, as vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos, independente de sua área de formação. 

O preenchimento total das vagas ofertadas fica condicionado à aprovação no Processo Seletivo.